Atualmente, é muito comum que os pais deixem seus filhos em parques e playgrounds. Desse modo, eles podem ficar tranquilos realizando suas tarefas enquanto seus filhos estão se divertindo em um local com segurança e proteção.

Locais como escolas, playgrounds, parques e outros ambientes de recreação infantil devem seguir regras e normas para que suas instalações estejam adequadas para receber as crianças. Muitos brinquedos e aparelhos podem apresentar riscos para os pequenos.

Com a preocupação de manter todas as crianças que frequentam locais de recreação foi que a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) criou normas, juntamente com a Comissão de Estudos Especial de Segurança de Playgrounds, regulamentando e aconselhando os estabelecimentos na montagem, inspeção, manutenção e utilização do playground.

Existe uma série de especificações que devem ser seguidas na hora de comprar e instalar brinquedos de diversão infantil, evitando acidentes e outros problemas.

Além disso, é obrigatório manter uma rotina de manutenções e inspeções nestes locais.

Se você tem alguma dúvida sobre as normas para playgrounds, você confere de forma simplificada, quais detalhes e normas são essenciais para manter o seu espaço kids seguro.

Manutenção e segurança

A pintura deve sempre estar impecável, não podendo apresentar quaisquer defeitos. Itens como parafusos, ligamentos, presilhas, fechos, entre outros devem sempre ser repostos, evitando que materiais pontiagudos fiquem soltos ou caídos. Isso pode gerar acidentes.

Os brinquedos devem ter revisão e manutenção frequentemente. É imprescindível que as porcas e fechos dos brinquedos estejam todos no lugar e bem apertados.

Peças devem ser mantidas lubrificadas e soldadas, partes desgastadas ou defeituosas devem ser retiradas e substituídas. Outro item importante é o piso, ele deve sempre estar nivelado e ser resistente ao amortecimento de impactos.

Vistorias

A orientação é a de que as vistorias devem ser realizadas diariamente, assim é possível verificar a existência de avarias ou irregularidades que podem gerar um risco para a saúde e segurança das crianças.

As vistorias diárias podem ser feitas por um síndico, um agente da comunidade ou até mesmo por um responsável pela criança que frequenta o local.

Existem, também, as vistorias técnicas que devem ser feitas a cada seis meses.

Neste caso é realizada uma revisão estrutural em todo o local, além de todos os elementos que compõem o playground. Também, é feita uma vistoria anual, onde é verificado se existe aplicação de todas as normas dentro do regulamento.

Pisos e brinquedos

A ABNT recomenda que as superfícies presentes neste tipo de local de recreação sejam horizontais e uniformes. Ou seja, o piso deve apresentar-se plano, sem desníveis. Além disso, pisos e degraus devem ter um espaçamento igual, devendo, todos eles ser macios e de material que amorteça o impacto.

Ao que diz respeito os brinquedos, deve existir uma distância mínima de 1,30m entre dois brinquedos.

Seus materiais devem ser atóxicos; os parafusos e roscas devem apresentar uma proteção para que não apresentem partes pontiagudas e afiadas; não deve, também, existir nenhum tipo de protuberância que represente algum tipo de perigo às crianças.

O acabamento dos brinquedos deve ser liso, não podendo apresentar lascas, farpas ou rebarbar.

Os materiais mais procurados são o plástico e a madeira. É essencial que, na hora da compra, sejam procuradas empresas fabricantes de equipamentos que estejam dentro dessas normas e tenham certificação de qualidade e garantia.

Se algum brinquedo apresentar anomalia ou defeito, deve ser comunicado ao responsável pelo playground. A interdição deve acontecer até que os equipamentos estejam em perfeitas condições de uso.

Tipos de pisos recomendados

São 2 tipos de pisos que são considerados apropriados para este tipo de ambiente: a areia, a grama sintética e o piso emborrachado. Mas como saber qual a melhor opção entre os três? Explicamos para você:

O piso emborrachado: Sem dúvida a melhor opção de piso para playground. Possui todas as características necessárias, como durabilidade, pigmentação atóxica e o mais importante o sistema anti impacto, amortecendo possíveis quedas de crianças.

Sua absorção de impacto é ideal para que as crianças não se machuquem. Tem altíssima durabilidade em ambientes abertos ou fechados.

A higienização é fácil e rapida. Em ambientes internos você deve usar um pano e limpar com água e sabão neutro, em sujeiras mais grossas você deve esfregar o local com uma escova macia. Em locais externos, você pode higienizar com água e sabão neutro, com a ajuda de uma vassoura macia ou então, usar o pressurizador de água com o bico em “v”.

O modelos indicados são: Piso Square, Piso Ossinho ou Piso Green Rubber

O piso de grama sintética: a grama artificial é uma excelente opção. Sua durabilidade é alta e a instalação é fácil e prática, tanto que pode ser feita por você.

A grama é antiderrapante, tem ótima absorção de impactos quando instalada em conjunto com o Shock Pad, evitando acidentes com as crianças. Lembre-se que a utilização sem o amortecimento Shock Pad, deve ser realizada somente em áreas infantis sem brinquedos com altura crítica de quedas.

Sua manutenção e limpeza são simples, basta higienizá-la com água e sabão neutro, com a ajuda de uma vassoura. No caso de ambientes internos, o uso de um aspirador de pó pode sugar as sujeiras também. Nunca utilize produtos químicos, assim você pode danificar as fibras da sua grama, o que gera a sua descoloração. Outra vantagem, é que a grama sintética pode ser instalada em ambientes ao livre, sobre a terra, em pisos (cerâmica, lajotas, cimento, madeira, entre outros). O escoamento da água na grama artificial acontece rapidamente – na terra acontece de forma natural, em pisos deve apresentar ralos ou um pequeno desnível para direcionar a água.