Uma sala de aula precisa ter um revestimento que tenha características específicas para os alunos e para também a idade de quem for frequentá-la,  além de apresentar uma durabilidade vantajosa.

Escolas são ambientes que recebem um imenso fluxo de pessoas. Para atender bem aos alunos é necessário que o piso instalado seja confeccionado com materiais de qualidade e tenham garantia de uma longa duração.

Por conta disso, na hora de escolher o revestimento para a sala de aula você precisa ter em mente que ela é um ambiente onde seus alunos vão passar uma boa parte do seu tempo. Assim, é importante que este local seja equipado com material de alta qualidade, evitando doenças, alergias, acidentes e ruídos.

Então, se você é dono de uma escola, faculdade ou instituição de ensino esse artigo é para você. Separamos algumas dicas importantes para você entender quais as principais necessidades destes ambientes e qual o melhor tipo de revestimento que você pode utilizar. Confira:

Necessidades e prioridades

A qualidade na educação dos alunos depende muito da estrutura no ambiente onde eles estão aprendendo. Você precisa oferecer um espaço de qualidade, com bons equipamentos, conforto e segurança para que eles possam estar focados em sua aprendizagem.

Para abrir uma estrutura escolar, você deve cumprir uma série de exigências e normas nos seus espaços físicos. Por isso, se você tem preocupações a este respeito é importante fazer tudo com calma e escolher investir em produtos de qualidade. São estes itens que podem durar anos a fio e manter sua cabeça focada no que realmente importa.

Existem diversos modelos de revestimentos e pisos próprios para escolas. Eles apresentam as características ideias para ambientes como sala de aula, corredores, espaços de convivência recepção e muitos outros. As principais características que são necessárias para o revestimento de uma escola são:

Resistência ao tráfego de pessoas

Uma escola pode receber centenas e até milhares de alunos, pais e funcionários trafegando em diferentes turnos, dias e quantidade. Se o piso não for resistente ele vai começar a desbotar, desgastar ou até descolar. Por isso, é importante que ele seja apropriado para receber este tráfego e tenha uma alta durabilidade.

Conforto térmico

Instalar pisos que façam o ambiente ficar mais frio pode ser um erro na hora da escolha do revestimento. Então, a dica é nunca escolher lajotas, porcelanatos ou semelhantes.

Acústico

Em uma escola, você precisa ter em mente que alunos vão arrastar carteiras no chão, falar alto e todos vão falar ao mesmo tempo em horários de intervalo. Isso pode ser péssimo se o piso do seu estabelecimento não tiver uma proteção acústica que diminua os ruídos produzidos.

Facilidade de limpeza

Locais que recebem um grande público precisam ser limpos diariamente, então, nada melhor que investir em um revestimento que seja prático e fácil de limpar.

Conservação e manutenção do revestimento:

Você precisa instalar um piso que ofereça a possibilidade de uma manutenção prática, que não seja frequente e, principalmente, que seja possível manter uma conservação do material.

Não adianta instalar um piso que precise ser substituído alguns anos depois. Ele precisa manter-se conservado e bonito por um longo período de tempo.

Design apropriado

Em ambientes de ensino você precisa se atentar às cores e outros objetos que possam dispersar a atenção dos alunos, por isso, utilize cores neutras, tons pastéis e sem muito brilho.

Facilidade de instalação

A instalação deve ser descomplicada, você precisa ter praticidade para que até na hora de repor (caso seja necessário), não gaste horas do seu tempo e não precise contratar alguém, interditar o estabelecimento.

Estas são algumas das principais necessidades que você precisa atender na hora de instalação ou escolha do revestimento do piso da sua escola. Isso porque irá influenciar diretamente no bem-estar e no aprendizados dos seus alunos.

Piso Vinílicos: conheça algumas vantagens que fazem toda a diferença

Os pisos vinílicos são uma ótima opção para quem quer revestir instituições de ensino, clinicas, academias, bibliotecas e muitos outros lugares.

A principal vantagem deste tipo de piso é sua durabilidade. São vinte anos aproximadamente, sendo que podem durar muito mais se a limpeza e manutenção ocorrerem de maneira frequente e adequada, seguindo algumas dicas simples.

Além disso, os pisos vinílicos são ótimos para ambientes que recebem um grande fluxo de pessoas, pois são antiderrapantes, o que dá mais segurança aos alunos da sua escola.

Em locais com crianças, a diversidade de opções para criar um ambiente colorido e propício para o desenvolvimento são inúmeras.

Outro aspecto positivo no piso vinílico é a facilidade de limpeza. Basta passar um pano com uma solução de água e sabão neutro para que o teu piso fique pronto para o uso. E, em caso de precisar de manutenção, eles podem ser facilmente substituídos quando têm uma de suas placas danificadas.

Os pisos de borracha tipo moeda são confeccionados com matéria prima de alta qualidade e durabilidade, além de utilizar produtos reciclados, ajudando na preservação do meio ambiente.

Seu formato pode ser em placas, réguas ou rolos. Sua superfície possui um reforçado e imprescindível seguir todas as recomendações técnicas de instalação para ter uma obra perfeita.

Uma observação importante é que este piso não deve ser instalado em áreas externas. Ele não é resistente à ação do tempo, podendo ressecar, contrair rachar e muitos outros caso fique exposto a climas muito quentes, frios ou chuvosos. Além disso, ele pode descolar e aí será necessária uma troca da placa.